segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brasil vs Educação...



O governador José Serra (PSDB) disse nesta terça-feira (19) que serão punidos os responsáveis pela compra e distribuição a escolas estaduais de um livro com conteúdo sexual e palavrões, que seria usado como material de apoio por alunos de nove anos. (se eu não estiver errado acho que li 9 anos é isso mesmo?)

Foram enviados 1.216 exemplares de uma obra que contém expressões como "chupa rola" e "cu" a escolas que atendem alunos da terceira série do ensino fundamental.

O livro, chamado "Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol", seria usado como material de apoio a esses estudantes. A editora Via Lettera, responsável pela obra, afirmou que ela é voltada a adultos e adolescentes.

Em nota, a Secretaria da Educação admitiu anteontem que errou ao incluir o livro no programa Ler e Escrever (que visa reforçar a alfabetização). Disse ainda que os exemplares estavam sendo recolhidos.

Serra afirmou no programa "SPTV", da Rede Globo, que o problema foi "uma advertência de que esse setor precisa funcionar melhor". O governador afirmou também que "por isso abrimos sindicância, e os responsáveis vão ser punidos, porque realmente cometeram algo muito errado". A sindicância aberta tem 30 dias para ser concluída.

De acordo com o tucano, os exemplares foram rapidamente retirados e, por isso, os alunos "praticamente" não tiveram acesso aos livros. A obra foi incluída no material que os estudantes podem usar nas salas de leitura, na própria aula ou levar para casa.

Os livros chegaram às unidades na semana passada. A determinação de recolhimento, feita pela Secretaria da Educação, ocorreu na sexta-feira. Para Serra, o caso do livro com teor sexual foi mais grave que o erro nos mapas do material didático destinado à sexta série, que contavam com dois Paraguais.


Será que ainda a necessidade de dizer algo mais?
Enquanto isso milhares criança espalhadas pelo País não sabem ler e nem mesmo escrever o próprio nome, e por ai vai..
Aliás, quem sabe com esse vocabulário "rico" as crianças ou até mesmo os adultos se interessariam mais pela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário