quinta-feira, 24 de março de 2011

A verdade sobre tudo que já sabemos.

No mês passado estava andando em outra cidade, observando as pessoas nas ruas, olhando o que elas faziam, quando olhei pro céu e vi um avião passando devagar deslizando no céu como se estivesse no gelo. Confesso que nunca tinha parado para observar um avião voando naquela altura, me pareceu que estivesse agindo por conta própria. Agora pouco no caminho pra casa olhei pro céu e percebi que o sol estava saindo da sua preguiça que parece não passar, porque nunca vivemos um período tão chuvoso como este. Lembrei-me que ontem o jornal anunciava que hoje teríamos variações de sol com chuva leve. Parei e pensei; caramba, o ser humano é fantástico mesmo.
Criamos um veículo que anda pelo céu como se fosse um pássaro, antecipamos todas as informações sobre o tempo, criamos também uma caixinha pequena que ao apertarmos alguns botões, entramos em contato com outra caixinha semelhante facilitando nossa comunicação e localização. Podemos saber o que está acontecendo ao redor do mundo sem precisar dar dois passos, assim como também voltar no tempo e relembrar histórias quase esquecidas. Fantástico, não acha? Revolucionamos a comunicação, locomoção, a maneira de assistir e entender o mundo. Mesmo com toda tecnologia disponível para melhor entendimento sobre tudo, somos forçados a esquecer dos valores primordiais que mantém a harmonia entre nós.

Aprendemos pouco sobre: Respeito, honestidade, cumplicidade, bondade, educação, amor e tantas outras que realmente movem o mundo.

Pense nisso!

Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história



Parte 2

quarta-feira, 23 de março de 2011

Amizade Part 1


Há tempos que desejo abordar este assunto que, muito me interessa por vários motivos. Com meus vinte e tantos anos confesso, que ainda não sei definir ao certo o que é amizade. Amizade é bem mais do que acredite ser, acredito mesmo que eu tenho uma visão muito ingênua em relação ao que venha ser amizade. Quando crianças, imaginamos amizade de uma forma tão interessante que acreditamos que será pra sempre, assim como nesses filmes que passam na TV.

Ao passar dos anos, vamos percebendo que nem todos são nossos amigos, e porque as coisas são dessa maneira. Não tem como não concordar que, no que diz respeito à amizade, o melhor período é o escolar. Na escola é onde tudo começa, onde tudo acontece, onde formamos grupos, criamos laços, onde muitos desses se estendem por toda vida. Amizade é destino ou existe formula? Bem, acredito que possam existir os dois, aliás, um pouco dos dois sempre acaba ajudando um pouco, lembrando que cada caso é um caso. Agora lhe pergunto: Quando é destino e quando é a formula? Pra mim funciona da seguinte maneira. Destino é quando você conhece alguém, conversa por horas ou alguns momentos e parece que você já conhecia há tempos. E formula, é quando você fica tão admirado por alguém que faz de tudo para conquistar aquela amizade.

E o Amigo?

Ah, chegamos a uma questão bastante interessante, não é? Assim como popularizaram o “Eu Te Amo”, fizeram com a amizade. Fico fácil dizer “eu te amo” para qualquer um, assim como dizer meu “amigo” para qualquer um também. Vamos lá, seja honesto, quem nunca foi apresentado como amigo de alguém que não é amigo? Normal, comum, acredito que todos já tenham passado por isso, mas está correto? Ser amigo de quem não é amigo e amar quem não ama de verdade? O que vale acima de tudo é o quão isto é real dentro de você, se ama, ame de verdade, se é amigo, seja amigo de verdade. Ser honesto é a melhor palavra para definir o real. A verdade propriamente dita nada mais é que uma palavra inventada, pois com tamanho orgulho existente dentro de nós só a verdade não basta. Com isso quero dizer que quando dizemos amigo, estamos falando de algo superior.

Amigo é aquele que a gente confia, é aquele que estamos juntos, não sempre fisicamente, mas nunca deixamos de lembrar-se dele. Amigo fala quando tem que falar, mas amigo também ouve quando tem que escutar. Na amizade real existe bom senso, devemos entender que às vezes devemos apenas observar, ficarmos calados, pois é essa atitude que o amigo espera de nós. Devemos nos lembrar que é necessário deixar nossos amigos fazerem suas escolhas mesmo que estejamos cobertos de razão que pode ser um erro. Amigo guarda segredo, amigo esconde segredo, amigo tem medo, receio, indecisão, fraqueza e autoconfiança.

Teu amigo nunca vai te abandonar no meio do caminho, ele pode chegar atrasado, até demorar, mas ele vai chegar, e sabe por quê? Ok, você completou essa porque sabe o que é amizade. Saibamos separar amizade de todas as outras coisas, amizade fala mais alto. Ainda assim existem alguns detalhes que podem danificar uma amizade pra sempre. Faça uma reflexão, pare e pense. O que poderia danificar uma amizade? Dentro desse infinito de possibilidades que formam amizade, confiança é à base de tudo, e quando perdemos a confiança, tenha certeza que ali se desfez uma amizade.

Não sei dizer se existe uma maneira de recuperar uma amizade, pois, confiança, honestidade, sentimento e consideração. Tem valor inestimável.

Ninguém melhor que nós mesmos sabemos quem são nossos amigos, esses amigos merecem o nosso melhor, pois devemos acreditar que eles serão recíprocos.

Lembre-se:

A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades.

(Abraham Lincoln)

Laerte-se

Há muito já havia visto a divulgação do documentário da Laerte. Num primeiro instante não me chamou muito atenção por compreender o conte...