terça-feira, 23 de agosto de 2011

Essa tal liberdade

Estive pensando em alguma definição para liberdade, e descobri que liberdade assim como felicidade, tem significados plurais. Os sentimentos são variados, não se pode afirmar ou definir que existe uma liberdade só. Meu sentimento de liberdade pode não servir e tampouco fazer sentindo para você. A Liberdade está conectada naquilo que você realmente acredita. O que muito me preocupa e a formação de um pensamento único, que existe algo (uma coisa só) que faz crer que “aquilo” é felicidade ou liberdade. Vivemos muito o exterior, acreditamos que tudo está ligado ao material, e pouco nos importamos com interior. Essas sensações na maioria das vezes são falsas, isso, a famosa falsa felicidade. O mesmo acontece com a liberdade, existem pessoas que acreditam que a liberdade está do lado de fora, quando na realidade ela está dentro de cada um de nós. Primeiro, somos livres para pensar no que bem queremos (detalhe, ninguém pode nos impedir de pensar). Nós, temos total liberdade de tomarmos decisões diante daquilo que acreditamos e ninguém tem o direito de questionar nossas escolhas, mas ainda assim, tem quem fique com algum receio de ser questionado sobre determinada opção. Dias atrás fui comprar uma roupa, e quando fiz minha escolha, fui questionado sobre o por que não levaria uma camisa xadrez. Entendo que a camisa está em voga, mas por uma opção pessoal optei por não levar. A vendedora ficou pasma porque todos compram xadrez, e por que só eu que não? Não tenho nada contra a moda, até tenho uma camisa xadrez, mas não entendo porque tenho que fazer o que todos fazem, e é bem isso que acontece com a tal liberdade, pra você ser livre, você tem que fazer isso e aquilo. Não podemos confundir uma ideia de comum acordo com liberdade individual. Vale muito observar e perceber. Quando estamos no coletivo não somos 100% nós de verdade, muitas vezes abrimos mão do que somos para uma participação mais ativa. Isso não diz respeito a mentira e muito menos falsidade, é o velho bom senso. Não seria legal você defender algo sendo mal-educado causando um mal estar entre seus amigos ou conhecidos, correto? Ainda assim, temos total direito e liberdade de manifestar nossa opinião quando no coletivo, só não é válido (é val rs) manifestar uma opinião acreditando que sua verdade é absoluta, já que uma verdade não anula a outra. Resumindo, liberdade é ser sincero consigo mesmo, acreditar em seus princípios, não se deixar levar por um pensamento único e acima de tudo não crer que existe um caminho só para ser livre, pra ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário