terça-feira, 20 de janeiro de 2009



Lendo e observando vários sites, blogs, revistas e claro vendo TV pude perceber o quanto as pessoas são "críticas" impressionante é tanta gente disparando que a gente não sabe se acredita ou deixa passar e imaginar que foi um sonho ou pura bobagem...
Apesar que ser crítico é profissão né, parece brincadeira se pensarmos que alguém é profissional em observar e dizer se foi bom, ruim ou regular. A maior parte das críticas que observo são musicais, nunca vi tantas...Algumas necessárias outras sem cabimento e claro as desnecessárias, já dizia o sábio: Criticar é fácil, fazer é difícil, sempre sigo esse conselho antes de disparar minha opinião sobre. Nesse inicio de semana ao ler o jornal notei algumas críticas duras na questão do show do Elton John, claro elas (críticas) sempre acompanham quem esta em evidência..
Imagino eu que na figura e grandeza do Sir Elton John cabe sim criticas, mas não devemos nos esquecer da colaboração musical dele para o mundo da musica, dentre as críticas mais vistas nos jornais foi questão da seleção do repertório, acho que isso é questão de gosto pessoal, imagine você vai num determinado show e quer que o artista cante as musicas que você gosta? Talvez ele não vá cantar todas do seu gosto, mas grande parte delas sim, bom eu imagino que é sempre assim que acontece.. Engraçado é a crítica sobre as canções clássicas, por favor como ir num show de um dinossauro como o John e não ouvir "Sacrifice" ou "Your Song" que foram tachadas de chatas, seria o mesmo que ir no show do Michael Jackson e ele não cantasse "Trilher"....E nesses eventos se tratando de show internacional é impressionante como tudo se repete sempre, existe um tal de camarote da globo, isso da emissora mesmo, lá ela convida as figurinhas de sempre e posicionam os mesmos na frente do palco e os fãs que pagaram ali seus 250 a 500 reais ficam atrás (acredite é assim que acontece)...E claro sempre existe a reclamação da fila da demora pra entrar do som que está ruim da comida que está cara, também não é pra menos (a agua lá estava 3 conto, imagine o restante) e nesse rolo todo grande parte da culpa fica no artista, agora me pergunto. O que o artista tem haver com o preço dos comes e bebes da festa? No Brasil é sempre assim, desde muitos tempos, traz um grande show e ferra com o público e põem na culpa na atração, claro que o show do Elton John deve ser caro, mas não justiça o fato de cobrar 8 reais num lance...Tirando a abertura do show com o James Blunt, coitado foi chamado de medíocre....Da pra perceber que ou o James é muito ruim mesmo ou eles não gostam do som dele, a seguir um trecho da crítica...

"Teve o tedioso James Blunt, que, com ar de mauricinho mimado e carente, segurou a onda com uns três ou quatro musiquinhas de trilha de novela. Incluindo, claro, a insuportável "You’re Beautiful", apontada numa enquete britânica como a segunda música mais chata de todos os tempos. É uma unanimidade planetária"

Continuando com o Elton, como eles queriam que ele cantasse e desfilasse no palco todo com 60 anos e com aquele corpinho?
Acho que devíamos mais agradecer por ver um show desses do que ficar procurando defeito em tudo, agora me pergunto, será que veremos Elton John ao vivo no Brasil novamente ? O mesmo me pergunto de Madonna, Michael Jackson e tantos outros mitos da musica internacional, o negócio é ir admirar e aproveitar, pois talvez seja a última ou única chance....


Odeio determinados tipos de crítica, ainda mais quando se trata de trabalho, será que os críticos são tão bons assim, seriam eles perfeitos?

Pra fechar é bom refletir sempre...


"Se você aponta o erro com ardente desejo de corrigí-lo, você estará agindo bem. Por outro lado, se agir comandado pelo senso de crítica e injúria, você estará cometendo um pecado, mesmo que seja verdade."
(Nitiren Daishonin)



"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumera ao menos dez dos teus."
(Abraham Lincoln)


Trilha sonora Take That, Franz Ferdinand e Frejat..

Nenhum comentário:

Postar um comentário