segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bom Senso.


Imagino que se tem "bom" no inicio deve significar algo positivo.
Agora pra você, o que é ter bom senso? Será que você é uma pessoa com bom senso.
Na hora de tomar uma decisão, na hora de falar, agir já usou o bom senso?
Penso eu que bom senso esta dentro de todos nós, basta querermos usa-lo da forma correta. Bom senso é não se limitar a raciocinar com cuidado sobre o certo e o errado no momento.
Quantas vezes já agiu por impulso e acabou falando o que não devia, ou falando demais e, é o que acontece na maioria dos casos. Bom senso é ser correto e preciso, quem ouve mais e fala menos com certeza usa sempre do bom senso na maioria dos casos. Agora por que?
Quando não ouvimos e achamos que o mundo gira a nosso favor ou diante da nossa necessidade nos tornamos hipócritas, prepotentes e o famosa dona da verdade.
Para que não nos tornemos pessoas assim, usamos do bom senso.
Ouvindo mais e analisando e calculando tudo aquilo que você ouviu, absorva e analise e veja qual a melhor forma de retórica, argumente mas de forma limpa e inteligente. As vezes quando nos deparamos numa situação onde você tem tudo pra realmente usar todo seu poder de argumentação, mas ao mesmo tempo você sabe que se expor a pessoa daquela forma seria capaz de mudar o rumo de todo acontecimento ou até mesmo colocar esse alguém diante de todos como ridículo e acabar pendendo o bom senso apenas para se defender, fica chato e isso acontece acredite. Em muito dos casos perdemos a cabeça e falamos sem racionar o quanto aquilo pode ser destrutivo pra quem está ouvindo, apesar que as vezes realmente existem pessoas que merecem ouvir a verdade para que se coloquem no seu devido lugar. Em público mesmo é sempre um lugar onde o bom senso merece atenção dobrada a todo momento, nunca devemos nos esquecer que além de "nós" temos uma multidão nos ouvindo e num escorregão ou vacilo podemos colocar em xeque a imagem e até mesmo reputação de alguém. Usando do bom senso, você faz com que a pessoa ou o ser que se acha superior, dono da verdade ou melhor que os outros acabe tropeçando nas próprias ideias, isso sim tem mais sabor e é muito mais gostoso. Então use e abuse do bom senso, ouça mais fale menos e observe, quem fala demais acaba deixando brechas e nelas você encontra uma ótima argumentação e acaba deixando esse alguém sem defesa.

Lembre-se:

Quando um Burro fala, o outro murcha a orelha. (Adoro esse ditado)

Bom senso é mesmo pessoal e intransferível. (Ou tem ou???)

A falta do bom senso vem me aterrorizando nos últimos tempos, é gente falando sem a mínima noção do que fala, e quem fala o que quer, acaba ouvindo o que não quer. (Essa é clássica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário