segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sentido da vida


Já parou pra pensar nisso um pouquinho, ou não tem tempo nem pra pensar no porque e pra que você existe? Raramente pensamos no porque existimos, porque somos treinados diariamente para não pararmos pra pensar nessas coisas, já percebeu isso? O questionamento é simples; o que é viver bem atualmente? Acredito que se perguntar pra qualquer pessoa, a resposta de imediato vai ser bem clássica. Viver bem que é ter um bom trabalho, ganhar bastante dinheiro, morar numa casa boa, não precisar trabalhar muito, e viver de sombra e água fresca. Pensando bem pode até ser, mas veja, pode até ser. Depende muito de cada um, afinal a vida é apenas isso? Infelizmente tenho notado que viver bem virou sinônimo de riqueza, não existe um olhar mais amplo sobre a vida, temos um olhar pequeno diante de toda maravilha que é viver, existir. Não fazemos perguntas do tipo o que é viver de verdade, você se sente bem com você vive? O que falta pra que você se sinta realizado? O que vejo é a construção de ideias de que se você não tiver alguma coisa, você não é ninguém, você não é feliz. Tenho tido experiências maravilhosas em minha vida, que me fazem rever a cada momento tudo que faço e vou fazer. Nesse último final de semana voltando de viagem, dentro do carro batendo um papo com o motorista, uma senhora no banco de traz também conversava alegremente contato suas alegrias, histórias da sua vida. Eu observando atentamente o que ela dizia para o motorista, pois particularmente gosto de histórias de pessoas com mais idade, nada é tão magnífico do que ouvir alguém que realmente já bastante história pra contar. A senhora na sua mais simples linguagem e muita humilde sorrindo disse ao motorista; Fulano, eu estou tão feliz, depois de 40 anos eu voltei pra escola, eu aprendi a ler, agora eu leio tudo, achei que era tão difícil ler, hoje não, eu sei que é fácil e leio tudo. Não da pra explicar a felicidade e o orgulho que ela sentia em dizer que tinha aprendido ler. Diante disso fiquei pensando, tem tanta gente que não valoriza isso, saber ler. Eu diante de uma pessoa que estava em pleno entusiasmo por ter aprendido depois de tantos anos algo que pra gente que sabe não da e não vê sentido em acreditar que isso tem valor. Outra pessoa que também me ensina muito é minha querida mãe, mulher simples, daquelas que fala uma vez pra gente guardar pra vida inteira. Dias atrás, ela vendo TV, cheguei do trabalho vim direto pro quarto, ela levantou veio até meu quarto e disse; Meu filho saia um pouco, vai viver, fica ai enfiado nesse quarto, amanhã você morre e nem aproveitou a vida. Eu dei risada, foi muito engraçado ela falando aquilo. Aí ela continuou, falou um monte de coisa, resolvi sair, fui tomar um sorvete fazer qualquer outra coisa, sai da minha rotinha trabalho, PC, PC, trabalho. Voltando, ela sentada fumando seu cigarro, que eu odeio, mas mesmo assim ela ainda encontra argumentos pra que eu aceite o vício dela. Ela diz: "Deixa eu fumar, um dia eu vou morrer mesmo, então deixa a mãe morrer feliz, você gosta da mãe feliz, então a mãe é feliz fumando, me deixa". Não tem como brigar com ela, então ela continua ali fumando seu cigarrinho. Enquanto isso, meu tio passa pela rua numa felicidade sem explicação, ela diz; Dei 10 reais pro seu tio, olha a felicidade dele. Eis que ela fez uma observação das melhores. Como pode tá feliz com 10 reais, tanta gente que tem tanto dinheiro e não tá feliz. Não entendo isso, ele deve ser feliz né meu filho. Realmente esse deve ser o tal sentido da vida, ser feliz, pois daqui não vamos levar nada, afinal do que adianta ter tudo e não ser feliz? Então o sentido é aproveitar, viver de bem, pois na real mesmo que pareça estranho dizer, o sentido da vida é viver A VIDA.

Um comentário:

  1. Nossa... me fez chorar com essa postagem acredita... e pode crer... sua mãe é sábia pra kct, tive a honra de conviver com ela durante alguns meses, quando ela trabalhou em minha casa... ahhh. que saudade daquela comidinhaaa.
    Beijoo. Jota. '

    ResponderExcluir