quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Breve tratado sobre Amizade

Parece tão simples falar sobre isso, não é, mas não é nada fácil. Com tempo descobrimos que amizade está além de alguns gestos, sendo bem diferente daquilo que acreditamos. Um dos grandes segredos é o tempo, transformador. Particularmente tenho tido várias experiências interessantes em relação à amizade. Amizade é única e exclusivamente importantíssima, mas ai você diz, óbvio. Mas, quantos amigos você tem? Quem são seus amigos, tem certeza de que são amigos? São perguntas fáceis cujas respostas são um pouco complicadas, pois, esse processo de sentimento, aceitação, reciprocidade se passa dentro de nós. E mesmo que a ciência tente explicar, é inexplicável o que se passa dentro de nós quando gostamos verdadeiramente de alguém. Quando encontramos dizemos pra nós mesmos, esse é “um puta” amigo. Certa vez ouvindo uma homenagem pra um senhor transmitida pelo rádio, tive uma aula sobre amizade. Ao receber a palavra, o homenageado começou seu discurso falando sobre amizade. Imagine um senhor com seus lá 80 anos falando sobre amizade. Ele disse: “Hoje estou emocionado não apenas por essa homenagem tão bonita, como também pelos meus amigos, nada nessa vida é tão importante quanto ter amigos, mas amigos de verdade. Meu Pai, que Deus o tenha já dizia; Meu filho, seja lá o que você se tornar nessa vida, tenha amigos, mas lembre-se que, amigos são pouquíssimos, valorize-os.” Ele estava falando sobre seus amigos que saíram de vários estados do Brasil pra acompanhar aquela homenagem, pois sabiam quanto o momento era especial para “esse” amigo. Realmente, do que adiantara receber uma homenagem e não tem um amigo do teu lado? Depois daquele dia, minha ótica sobre amizade tinha ganhado um novo foco, mais um aprendizado que jamais me esqueceria. Recentemente tenho visto pouca TV, nessas poucas oportunidades acabei assistindo uma entrevista por intermédio de uma informação da internet que teria uma entrevista com kajuru, aquele cara marrento que fala o que pensa e não tem papas na língua. Gosto desse estilo quebra regras. Depois da entrevista, esse cara veio mais uma fez somar, fortalecer meu pensamento sobre amizade. Dando um lindo depoimento sobre seus amigos, sobre o que fizeram para ajuda-lo no momento mais difícil de sua vida. Depois da entrevista pensei; pô, quem são meus amigos o que tenho feito pra eles, o que eles tem feito por mim? O que é amizade, aliás, o que eu estou fazendo? Confesso que sou muito ingênuo (era) em relação à amizade, acreditei que amizade podia ser construída facilmente, e não é bem assim. Nem todos são amigos nem todos querem sua amizade. Vivi parte da minha vida querendo agradar todos mesmo sabendo que nem Jesus agradou, mantive uma postura que hoje posso afirmar com tranquilidade, patética. Talvez alguém pense, é assim mesmo, não tem nada disso, você fez sua parte. Se partirmos do pensamento reciproco é patético da minha parte querer o que o outro não deseja. Mas, em contra partida, eu tenho amigos, que nem sei se falo amigos, gosto de falar irmãos, pois essa amizade se tornou irmandade. Há esses sim, eu devo muito respeito e admiração, pois jamais saíram do meu lado um só segundo, sempre fazendo papel de amigo, pois amigo não é o da festinha, que vai pra escola ou aquele que manda recadinho no Orkut. Como diria o Cap. Nascimento, amizade companheiro, é outra coisa. MV Bill disse uma frase numa de suas musicas que levarei eternamente; “Antes de morrer, talvez você entenda”. Confesso que de uns tempos pra cá fiquei chateado com vários acontecimentos nesse “mundo” amizade, recebi vários conselhos de pessoas que já tinham passado por isso, inclusive uma pessoal muito especial que mora longe, mas sempre me aconselha. Ela foi justa e amiga, simplesmente disse; João, você está sendo infantil, você deseja que as pessoas sejam como você é com elas, acorda que nem tudo é do seu jeito e mais importante, nem tudo é amizade, só passagem, um lance. Fiquei assustado com o depoimento, ela realmente abriu meus olhos e me fez olhar esse universo de outra maneira. Hoje, dia 1 de Set de 2010 amanheceu diferente, pois ontem me peguei pensando, eu me esforço tanto para ser um amigo razoável que me esqueço da reciprocidade. De agora em diante, eu não vou me comportar dessa maneira, serei diferente, melhor pra mim como também para os outros. Primeira lição, parar de cobrar amizade, afinal quem é sabe o que é o quão é importante sabe o que fazer, e sabe qual é sua missão. Fico feliz que muitos não me conheçam porque de agora em diante as coisas serão diferentes. Talvez o grande barato da vida seja se importar, valorizar quem merece e principalmente quem faz por você também.

Um comentário:

  1. João adorei saber seu conceito de amizade, me fez refletir sobre muim e como me sinto a esse respeito.Olhe esta frase é bem sobre amizade: Se eu me magôo e passo a odiar quem foi insensível comigo, esse problema é MEU, não do outro. O outro apenas não correspondeu às minhas expectativas, não deu o colo que eu achava que merecia, não foi o amigo que eu queria que tivesse sido. Ele foi ELE. EU é que queria que ele tivesse agido diferente. Então EU sou o responsável pelo que sinto.
    (Léa Waider)
    Beijos

    ResponderExcluir