sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lá vem mais um dia 20

Anualmente temos duas datas importantes para o povo negro. Dia 13 de maio, abolição da escravatura e, 20 de novembro, dia da Consciência Negra. 20 de Novembro é o dia em que o povo deve refletir acerca da inserção do negro na sociedade, lembrar especialmente daquele que tanto lutou pelos nossos direitos, Zumbi dos palmares.  Essas datas são muito importantes para o negro, disso não tenho nenhuma dúvida. Mas querer debater sobre igualdade e dignidade humana nos tratando como negros e brancos não dá, a discussão não flui. E debater apenas uma vez a cada ano é pouco para alcançar o objetivo de fato desejado, como vem acontecendo há anos. 

A cada ano noto o aumento de políticas afirmativas que nascem com o intuito de amenizar essa desigualdade racial e também social que assola nosso País.
O assunto cotas consegue me tirar do sério fácil. É um debate entre quem sofre de um lado e tem suas dificuldades, contra quem levanta o falso discurso e se apóia no famoso: somos iguais e não existe tanta desigualdade assim. Eu também sou contra as cotas, oras. Vamos melhorar o ensino básico, estamos carecas de saber que o grande problema no Brasil é a péssima qualidade da educação inicial. E, enquanto a praga do discurso brancos contra negros e vice/versa continuar sendo à frente na questão, vamos continuar acreditando que estamos fazendo justiça e tendo algum progresso. 

Esse papo de que o negro é melindroso é outro papo furado também. É notória a perseguição em lojas e departamentos, isso sem contar com aquela cara de medinho que sentimos no fulano que está ao nosso lado durante a noite no ponto de ônibus.    

Enfim, parabéns para nós, nós moldamos e transformamos o mundo nisso.

“Não é o lugar que eleva o homem, é o homem que eleva o lugar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário