sábado, 7 de janeiro de 2012

Sete Anos

Hoje estava na casa de um amigo quando o telefone tocou. Era minha noiva, toda feliz. Conversamos como de costume e, como quem não queria muita coisa, ela perguntou qual dia seria amanhã.


Eu, disse – amanhã é domingo, oras.
Ela, então retrucou – Mas que dia é amanhã?
Eu, disse – Dia oito, domingo, é isso?
Ela, disse – E o que tem amanhã?


Eis aí, a grande questão. Talvez o tema valha para muitos homens. Esse amanhã, dia oito, é o dia em que completamos sete anos de relacionamento.  Qualquer homem desatento (no caso a maioria) deixa na maior parte dos casos está e demais datas importantes para uma mulher passar em branco. E não estou falando de comemoração, mas sim de uma simples lembrança.


Como já escrevi aqui, basta apenas um sms lembrando e claro, um forte abraço no dia. Como nós homens na maioria somos vistos como insensíveis por simplesmente não valorizarmos datas, tenho certeza de que apenas um sms mudaria o dia de uma mulher que não espera este comportamento.  Ao informar o dia de amanhã, ela perguntou se eu sabia o que tinha no dia de amanhã, e eu apenas disse que era um dia mais que especial para nós. E isto tem de ser natural, nada de forçar a barra. E não quero ser aqui o senhor Don Juan, eu esqueço também de milhares de coisas. Basta estar atendo aos detalhes, eles sempre fazem a diferença.


Nesses sete anos vivemos de tudo um pouco, experimentamos do bom, melhor e do pior. Não existe um relacionamento perfeito, todo casal passa por suas crises. E aquele casal e diz nunca ter passado por nada, ou estão querendo formar uma imagem de perfeitinhos ou ainda não chegaram lá, mas chegarão, acredite.
Quando um casal se compromete, eles fazem ali um compromisso muito importante. Embora homens e mulheres estejam se igualando no que diz respeito a seus direitos, o homem sabe bem qual papel desempenhar. A mulher é frágil, sensível e emocional. O homem é totalmente o contrário, ainda que também tenha em si um pouco desses sentimentos. Com isso, não quero dizer que a mulher é a coitada incapaz, não, de forma alguma. Se fossemos transformar o relacionamento em um corpo só, a mulher certamente seria o coração e o homem o cérebro.


 A mulher tem a sensibilidade para saber qual a dose, a fragilidade para cuidar e fazer, é emocional para entender várias questões.  Já o homem é racional, não toma decisões baseadas em sentimentos, ele escolhe na maioria dos casos pelos benefícios e oportunidades. E neste contraste, acredito que ambos necessitam um do outro por conta dessa incompatibilidade, é isso que os faz ser par, um auxiliando o outro naquilo lhes faltam especificamente. Vale lembrar que, relacionamentos não podem ser generalizados, o que funciona para o seu, pode não funcionar para os outros. Vivemos nosso relacionamento de forma que vamos ajustando com forme as situações. 


Nesses sete anos aprendi muita coisa ouvindo, o que a maioria dos homens não faz por orgulho. Bom, diz à lenda que mulher fala muito, não é? Eu prefiro classificar como lenda, a mulher gosta de levar um papo e isso é ótimo, pelo menos pra mim.  A famosa DR (discussão da relação) deve existir, deve fazer parte de qualquer relacionamento. Existe um momento em que é hora de resolver qualquer diferença que possa existir entre os dois, para isto serve uma DR.


Aqui vão alguns dos meus conselhos.  


Paciência, respeito, educação. Se tiver que falar algo, que seja em particular. Às vezes é melhor ouvir e resolver depois, de cabeça fria. Refletir sobre um conteúdo é mais que importante. Tentar não falar por impulso, mesmo que pareça impossível. A palavra é tão violenta quanto a agressão física. Seja sincero e honesto em todos os campos da relação. 
E a última, fundamental se não a mais importante. Seja homem, porque mulher que é mulher gosta de homem.  
Aliás, não confunda macho com homem. O homem também sabe dar carinho, amor, atenção e, principalmente, sabe como poucos tratar uma mulher como uma dama. 


Um comentário:

  1. Uauuuuu... quanto romantismooo! Adoorei a sensibilidade vossa, J! Olha, ameii também o comentário lá no Blog! Obrigada por tanto carinhooo! E você faz parte dessa história, sabes disso, não é mesmo?

    Abraço.


    =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir