quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Histórias Cruzadas (The Help)


Histórias Cruzadas é um daqueles filmes que ainda causam desconforto pelo tema. Embora estejamos no século da comunicação, ainda temos dificuldade para abordar esse tema com mais "naturalidade". O filme aborda a luta dos negros pelos direitos civis nos EUA durante os anos 60. 

É um filme interessantíssimo, com elenco e roteiro afinados, o filme conseguiu ganhar a critica e foi indicado a quatro Oscars (2012). Interessante notar que nos EUA, filmes com esse tema, são recorrentes, sempre tem um aqui e ali. 

No Brasil, ainda temos o velho e maldito preconceito (que alguns chamam de tabu) sobre o tema. O que dá a entender que não tivemos nenhum tipo de problema maior (que mereça destaque ou que faça parte de nossa história) no que diz respeito ao racismo.  

O filme passa uma nítida impressão de que muito mudou, mas, ainda temos muito desse preconceito enraizado até nos dias atuais. Infelizmente, é um filme não comercial, portanto, dificilmente vamos vê-lo em nossa tevê aberta. É um ótimo filme, vale assistir com toda família e fazer uma profunda reflexão sobre o que já fomos e o que estamos sendo.     


Um comentário: