quinta-feira, 29 de março de 2012

Para onde estamos indo?

Estamos à beira de um colapso total na sociedade, estou falando sério mesmo. Tudo está rápido demais, tudo está correndo e não estamos calculando os prejuízos que esse comportamento traz. Tudo é para ontem, tudo já está milimetricamente calculado. Não podemos atrasar, não podemos cometer erros. Já não há tempo para o tempo. Pais já não tem tempo para serem Pais, crianças já não são mais crianças, onde estão às avós de hoje?  Mudamos tudo drasticamente para atendermos exigências criadas por nós mesmos para não se sabe o quê.

Perguntas que não fazemos: Para onde estamos indo com tanta pressa e para quê? O que queremos, por que queremos? Isso nos tornará melhores? Dias atrás lendo um livro de filosofia, Nietzsche para ser mais exato. Uma passagem me fez parar e refletir profundamente. Vou reproduzir o texto da passagem e espero não ser notificado pelo blogger, muito menos por qualquer entidade de direitos autorais.

“Mesmo diante do progresso extraordinário do homem diante da ciência e de seu quase total domínio diante das ciências naturais. Estabelecendo assim seu quase total controle da natureza. Suas realizações não parecem ter aumentado à quantidade de satisfação no que diz respeito à felicidade.”

Além do bem e do mal – Nietzsche

Após a leitura dessa passagem, passei a observar tudo com mais detalhes e tive a nítida impressão de que estamos correndo com muita velocidade para o nada, estamos indo sem rumo. E esse vício só cresce, e pior, estamos transferindo para as crianças e jovens. Não podemos adulterar a percepção que as crianças têm do mundo para que elas atendam uma necessidade que desconhecemos seu propósito.
Quando estou indo para o curso, tenho costume de ficar próximo à avenida e ficar vendo os carros passarem e aproveito para observar as pessoas. As expressões são as mesmas e mais medonhas possíveis. Muita gente estressada, muita gente sem paciência, com pressa e de “saco” cheio. Vale ressaltar que o texto reproduzido acima é de 1886. É a prova incontestável de que mesmo diante de todo domínio frente à ciência e tecnologia continuamos no mesmo estágio no que diz respeito à felicidade.

Estamos fazendo errado, estamos na pilha sem ao menos saber por que e para quê. Não há necessidade para tanta correria. Desenvolvemos um sistema de botar culpa em tudo, menos em nós mesmos. Devíamos reconhecer nossa culpa, nós criamos, moldamos e estamos desenvolvendo o mundo. Esse desenvolvimento não é de nós para o meio, mas sim do meio para nós. Estamos danificando nossa mente e destruindo o meio em que vivemos para satisfazer nossos pífios e egoístas desejos com pensamento de que somos donos e controladores de tudo. Pressão somada ao alto nível de estresse são os fatores determinantes para desencadear intolerância, agressividade excessiva, que incluímos falta de educação e respeito e demais comportamentos inadequados.

Proponho o dia do nada, este será o dia em que seremos nós, apenas humanos. Mas este tema será do próximo post.

Quer uma dica?

Desacelere, vá com calma. Talvez o grande motivo da já tão falada crise contemporânea que já temos e continuaremos a ter de depressão, seja causada por está busca desenfreada por nada. Apenas viva intensamente e aproveite ao máximo.

“Mais do que máquinas precisamos de humanidade” – Chaplin
“O homem é o câncer da natureza” – Millôr Fernandes

Um comentário:

  1. Você é extraordinário! É tudo! Concordo plenamente contigo! Todos correm, não percebem os detalhes do cotidiano, não param para uma conversa, um café com bolo quentinho, isso ainda vai matar o ser humano. Cadê a essência da vida, cadê a vida! O título do meu Blog é especialmente para isso, para fazerem as pessoas pararem e simplesmente viverem, e ter o que contar para seus netos... essa correria não nos leva à nada, ah, sim, nos leva à uma esquizofrenia, uma depressão, um transtorno bipolar, um câncer, e anos e anos em cima de uma cama como vegetais, e isso, sinceramente, não quero para mim de forma alguma, não quero para os que amo, por isso, entro nessa campanha contigo.. VAMOS DESACELERAR... vamos simplesmente viver!


    Abraço.


    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir