Na minha turma, o pessoal estava mais
interessado nas áreas mais rentáveis da profissão.
Foi aí que de livre e espontânea vontade busquei aprofundar
meus estudos no atendimento ao cliente.
Francamente, se existe algo que me deixa impaciente é o
tal do mau atendimento. De nada adianta construir um ambiente arrojado, com
muito requinte e bom gosto e, na hora o atendimento não fazer jus a proposta
inicial.
Embora possa parecer exagero da minha parte, raros são os
locais onde se oferece um atendimento admirável a ponto de não só retornar,
como também indicar aos demais amigos.
Dias atrás fui ao supermercado comprar algumas coisinhas.
Chegando ao caixa, a atendente nem me olhou, foi como se eu fosse mais um
panaca empatando o caixa dela. Sabe aquele atendimento insosso: Nota fiscal paulista? (olhos
direcionados para baixo).
Ao finalizar o atendimento agradeci e desejei boa
noite. Recebi como resposta um belo e agradável silêncio.
Só a título de esclarecimento: não quero e nem desejo que
o atendente seja íntimo comigo. Que apenas possa realizar um atendimento regular
ou como dizem por aí: padrão.
Boa noite/dia com voz firme, olhar nos olhos, dar a
devida atenção àquele cliente. Afinal, cada um tem seu humor e age de uma
forma. Evitar aquele atendimento engessado praticado por
atendente de telefonia celular e etc. Eles falam como se fôssemos retardados.
O atendente precisa compreender de uma vez que ele é o
reflexo da empresa. O último contato entre cliente e empresa é através de seus
atendentes. Infelizmente muitos não se dão conta disso enquanto
outros sabem e fazem de propósito.
Bom atendimento para mim não requer regras para serem
seguidas religiosamente. Para realizar um bom atendimento basta ser simples,
atencioso e educado.
Em suma, é como se você for a um lugar pela primeira vez
e o atendente fizer você sentir que já é de casa.
Lembre-se : A única fonte de lucro é o cliente. Peter Drucker
Lembre-se : A única fonte de lucro é o cliente. Peter Drucker
Nenhum comentário:
Postar um comentário