quinta-feira, 14 de março de 2013

Sobre Atendimento

Quando resolvi enfrentar o curso de publicidade foi mais como um complemento para área da comunicação. Porém, no desenrolar do curso descobri uma paixão específica na publicidade, o atendimento. 

Na minha turma, o pessoal estava mais interessado nas áreas mais rentáveis da profissão.
Foi aí que de livre e espontânea vontade busquei aprofundar meus estudos no atendimento ao cliente.

Francamente, se existe algo que me deixa impaciente é o tal do mau atendimento. De nada adianta construir um ambiente arrojado, com muito requinte e bom gosto e, na hora o atendimento não fazer jus a proposta inicial.

Embora possa parecer exagero da minha parte, raros são os locais onde se oferece um atendimento admirável a ponto de não só retornar, como também indicar aos demais amigos.  

Dias atrás fui ao supermercado comprar algumas coisinhas. Chegando ao caixa, a atendente nem me olhou, foi como se eu fosse mais um panaca empatando o caixa dela. Sabe aquele atendimento insosso: Nota fiscal paulista? (olhos direcionados para baixo).
Ao finalizar o atendimento agradeci e desejei boa noite. Recebi como resposta um belo e agradável silêncio.

Só a título de esclarecimento: não quero e nem desejo que o atendente seja íntimo comigo. Que apenas possa realizar um atendimento regular ou como dizem por aí: padrão.

Boa noite/dia com voz firme, olhar nos olhos, dar a devida atenção àquele cliente. Afinal, cada um tem seu humor e age de uma forma. Evitar aquele atendimento engessado praticado por atendente de telefonia celular e etc. Eles falam como se fôssemos retardados.

O atendente precisa compreender de uma vez que ele é o reflexo da empresa. O último contato entre cliente e empresa é através de seus atendentes. Infelizmente muitos não se dão conta disso enquanto outros sabem e fazem de propósito.

Bom atendimento para mim não requer regras para serem seguidas religiosamente. Para realizar um bom atendimento basta ser simples, atencioso e educado.

Em suma, é como se você for a um lugar pela primeira vez e o atendente fizer você sentir que já é de casa. 

Lembre-se : A única fonte de lucro é o cliente. Peter Drucker 

Nenhum comentário:

Postar um comentário