segunda-feira, 20 de julho de 2009

Elogios e Criticas.

O elogio é uma coisa boa que da certa motivação ao nosso coração, às nossas ações, enfim, dá um novo ânimo para nossa vida.
Mas por vezes desconfiamos do elogio das pessoas, porque desconfiamos das nossas capacidades e de nossos dons. Às vezes não nos sentimos capazes, somos muito complexados perante os outros, sempre achamos que os outros são melhores e isso é ruim, porque desprezamos a nós mesmos e o dom Divino em nós, que é nosso maior tesouro, nosso maior valor.
Também há outro tipo de recepção de um elogio, que é o orgulho. Não sabemos agradecer o elogio de alguém, ou queremos diante de um elogio receber outro maior, e sempre arranjamos uma desculpa, um erro na nossa ação. Exemplo: Eu sou um “músico”, e de repente alguém chega para elogiar-me e eu, ao invés de agradecer, falo algo do tipo: o som não estava bom hoje…Estou meio constipado, minha garganta tá ruim…Não ensaiei bem… Quer dizer, ao invés de agradecer ao elogio eu coloquei um obstáculo naquilo que a pessoa elogiou, para receber outro maior ainda, esse obstáculo não é outra coisa a não ser o orgulho e a prova de que o agir não teve uma boa raiz e intenção.
Uma pessoa quando nos elogia, elogia com sinceridade, porque ela gostou do que viu, ouviu, percebeu e, quando ela escuta essas justificativas, talvez possa voltar atrás a tudo que falou, porque percebeu o orgulho e a falta de gratidão a um reconhecimento.Para aceitar um elogio é preciso humildade, que é o oposto ao orgulho.
Mas não devemos fazer as coisas somente com o objetivo de sermos elogiados. Devemos em tudo aquilo que fazemos, colocar tudo aquilo que somos, colocar nossa intenção, nosso coração, dar o nosso máximo.
Quando damos o nosso máximo, atingimos a satisfação pessoal e isso nos alegra. O que vem após é conseqüência, que podem ser os elogios e/ou as críticas. Se fizermos as coisas pensando nos elogios e/ou nas críticas não podemos realizá-las bem, pois sempre ficaremos insatisfeitos, sem falar que o nosso agir nesse prisma da preocupação com as conseqüências é realizado sem liberdade.
Na vida, no agir do dia a dia não devemos ter medo de errar, porque às vezes por medo de errar deixamos de acertar, por medo de ser triste deixamos de ser feliz, e assim por diante.
Faça tudo dando o seu tudo, o seu máximo. Aprenda a se auto-elogiar, aprenda a se autovalorizar, então a partir desse momento, não pautará mais o seu agir nos elogios e nas críticas. Todo nosso agir tem conseqüências, isso é imutável, mas as conseqüências não podem determinar nosso agir.Portanto, diante de um elogio, saiba dizer: Obrigado! Que bom que você gostou, isso me alegra… Coisas do tipo. Porque o elogio é reconhecimento de algo bom, e isso deve tornar o elogiado melhor ainda.
Em suma, se o que fazemos tem como raiz e intenção os elogios e/ou medo das críticas, o resultado presente em nós após cada ação será orgulho e/ou a frustração; se fizermos com o coração, dando o nosso máximo, o resultado presente em nós é motivação, animo, alegria.
Sem falar que receber um elogio é também receber um novo compromisso de continuar a agir do mesmo modo que agimos, com o coração, com nosso máximo.Quem sabe dar no mínimo o máximo tem maturidade para receber os elogios e também as críticas sem orgulhar-se e sem frustrar-se.


Texto by Julinho Mazzei.


Falo tudo e um pouco mais.
Completo.


Julinho Mazzei o homem do rádio. Esse é o the best em relação ao rádio fm no Brasil, o cara que inovou, que fez e faz escola até hoje. É difícil encontrar um profissional da área que deixe de mencionar Julinho...Sem Julinho o rádio seria sem graça. Além de ser o pai do modelo jovem do rádio, também tem um dom especial com as palavras, parabéns Julinho..

Nenhum comentário:

Postar um comentário