quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O tal do "Diproma"

Putz! Como o tempo corre. São 02h00 da madrugada e eu tentando escrever algo. Dias atrás debatendo dentro da sala sobre o curso, o professor dando uns toques, passando algumas informações importantes, um dos alunos disse ter sido barrado ao tentar preencher uma ficha para tentar vaga de estágio na área de publicidade. Bem, fazemos o curso técnico em Publicidade, mas o que acontece com o curso técnico? Segundo seu relato, a atendente disse que curso técnico não era aceito para vaga, apenas aceitavam curso superior. Ok, qual a diferença da pratica do curso superior com o técnico? O quê os próprios professores falaram foi que, o superior na maioria dos casos nem conseguem alcançar o nível do curso técnico, mas existe bem mais teoria. Mas não precisamos de teoria, precisamos entender o funcionamento das matérias específicas e por em pratica para que possamos sair dali com o máximo de conhecimento para podermos ter o preparo necessário para ação, ou eu estou enganado? Afinal, pra que serve um diploma sem o devido preparo para área na qual se deseja atuar? Já ouvi milhares de profissionais cada qual na sua área defendendo a questão de que diploma sem preparo não tem a mínima importância. Não quero com isso dizer que não tem necessidade de ter um diploma, mas na área de publicidade como em várias outras ocupações, acredito que um portfólio é 100 vezes mais importante do que um diploma. Interessante que certa vez perguntei para coordenadora do curso sobre o reconhecimento do curso, ela explicou que realmente é só reconhecido como técnico nível médio em Publicidade, caso o desejo fosse superior que ao terminar o curso poderíamos procurar uma instituição e começar a jornada de quatro anos. Fomos sempre orientados a terminar o curso com tranqüilidade, mas confesso que fiquei chateado com esse acontecimento, pois imaginava que algumas empresas procuravam profissionais, pessoas que tem experiência, e não diploma ou matricula em curso superior. Bom, o mais importante disso é que estou super satisfeito com o curso, estou aprendendo muito, e claro, ajuda estudar em casa também, ler alguns livros, procurar material pra enriquecimento intelectual.

A escola é uma instituição financeira que vende diplomas,o aluno é o consumidor interessado em comprar o diploma e o professor é o cara que quer atrapalhar as negociações.

2 comentários:

  1. Realmente, João. As empresas procuram diplomas e não pessoas que relamente fazem bem o que gostam de fazer, isso tudo por mero status, pra dizer que é formado em tal coisa, em tal faculdade. Na minha opinião, isso não importa tanto, pois, o importante mesmo é o cara fazer bem o que ama...

    ResponderExcluir
  2. basta apenas ter personalidade que tu gamha espaço.

    ResponderExcluir