quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Paulo de Faria





Minha terrinha querida completa 73 anos de emancipação política hoje. Interior do interior de São Paulo. Digo assim porque costumo ver nos noticiários que uma cidade do interior, geralmente tem por volta de vinte mil habitantes, e como Paulo de Faria tem por volta de oito mil, me parece mais justo dizer interior do interior. Embora o interior seja injustamente castigado por comentários maldosos, creio que seja um lugar bom pra viver. No que diz respeito aos jovens, de fato, toda cidade de interior não oferece infra-estrutura para acolher todos após seus estudos. Faltam sim milhares de coisas que uma cidade de grande porte oferece.  Daí, o jeito é buscar oportunidade em outros lugares. 


Paulo de Faria é um lugar de gente batalhadora, lugar onde nasci e cresci, e tenho muito orgulho. Lugar de pessoas inteligentíssimas. Terra produtiva, berço do rodeio em touros. Sim, mesmo aqueles que não conhecem Paulo de Faria, devem saber que quando se fala em tradição no rodeio, Paulo de Faria fica atrás apenas da cidade de Barretos. Já não temos o prestígio de antes nesse circuito que só cresceu de lá pra cá. Circula um mito de que no interior as pessoas são menos inteligentes, que aqui não temos o conhecimento que o pessoal da capital tem. 


Aí você pode pensar: Exagero seu. 


Digo de coração que não é, e direi o porquê. Certa vez comentei com uma conhecida que trabalho na área da comunicação, especificamente no rádio. Ela perguntou: Mas como você fala? Eu disse que falava como qualquer profissional fala no rádio. Ela então pediu para ouvir, pois acreditava que falávamos como caipiras, pois era daquela maneira que ela visualizava o interior. Para resumir, é como a visão que muitos americanos desinformados têm do Brasil. Continuando, no interior como é comum as pessoas se encontrarem com frequência, a tendência é que isso gere comentários alheios. Talvez esse mau costume que não é um mal de interior, seja o que mais deixe as pessoas irritadas. 


O que mais me incomoda no interior sem dúvidas é a política. Não vou aprofundar nesse tema para não perder tempo. Depois desse tempo todo sinceramente, gostaria de ter colaborado mais, ter oferecido mais naquilo que “suponho” conhecer. Ainda assim, entendo que existem milhares de pessoas que podem e estão colaborando para o progresso dessa cidade que amo de coração.  Aonde quer que eu esteja sempre terei orgulho de dizer de onde sou, pois foi aqui que aprendi da forma mais fácil e na maioria das vezes difícil, o caminho que devo trilhar para alcançar meus objetivos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário