segunda-feira, 17 de maio de 2010

Manipulação da Opinião.... Cont....

Quando iniciei esse blog, juro que pensei que seria uma experiência solitária, escrever sobre assuntos que acredito serem importantes, pra depois de algum tempo, eu possa olhar e analisar as mudanças ocorridas em mim desde então. O legal, não é só entrar e ver que alguém leu e deixou uma mensagem, mas, que entraram no clima do assunto. Isso é importante, ainda mais quando vem de pessoas que dispensam apresentações. Recebi uma mensagem de alguém que admiro muitoooooooo.....não é Tati?

Sobre o texto, Manipulação da Opinião, ela manifestou sua visão sobre:


Acho complicado falar sobre manipulação midiática. Há uma forte influencia sim mas as interpretações e o que nos é apreendido do que é veiculado na mídia parte pelo pressuposto de que cada um usa suas próprias experiências culturais para interpretar e apreender cada informação. Claro que não podemos esquecer de teorias como agenda setting e espiral do silêncio. Mas a pergunta que faço aqui é: se eu compro o jornal, se eu ligo a tv num certo canal, se eu ouço uma determinada estação eu estou me colocando em predisposição de manipulação? Falar que a mídia manipula é nos colocar como meros receptores incapazes de um posicionamento crítico frente ao que nos é informado. Seguir ou não a moda é resultado de inúmeros fatores: meio cultural, idade, experiências, tribos... enfim... culpar a mídia e afirmar que quem segue moda é um ser aculturado é simplificar demais os meandros e processos culturais que envolvem a opinião pública e a própria postura do indivíduo dentro dos vários grupos sociais nos quais está inserido
.



Lendo seu comentário, me fez lembrar das aulas que tive sobre influencia da mídia na sociedade. Você está correta na sua colocação, quando já temos um certo nível cultural fica difícil ser manipulado. Hoje, afirmo que realmente a TV passa uma falsa realidade, não digo 100%, sem generalizar, mas infelizmente acontece. Onde está o conteúdo cultural da TV hoje? A minha bronca com a TV é a questão de saber qual a posição do povo com relação ao que é exposto, o que vemos é gente matando gente, políticos corruptos, banalização dos princípios morais do ser humano, expondo seus corpos nus e toda sua intimidade como se fosse comum. Vendo tudo isso, o que estamos formando? Se diz muito em transformar um mundo melhor para nossos filhos. Aí, alguém disse que tinha que ser ao contrário. Que tal transformamos nossos filhos para que eles construam um mundo melhor? Posso citar um exemplo bem simples, no dia 13 de Maio completou-se 122 anos da lei Áurea(Abolição dos Escravos), será que a sociedade sabe o que significa isso? Será que os futuros, que iram ter a missão de tonar o mundo melhor, sabem que ainda existem casos de escravidão dentro desse País? Não estou aqui pra detonar e muito menos jogar a culpa na mídia, que acredito tem um papel importante e determinante em muitos casos por ter voz ativa. A maior parcela de culpa é da própria sociedade, e ao mesmo tempo me pego pensando; Como culpar também uma sociedade que infelizmente não tem o minimo de cultura (educação... educação) pra que se tornem mais informados (sabendo filtrar o que fato é importante), e tenham sua própria visão e se tornem mais críticos e saibam utilizar o controle remoto, ou apenas saber olhar utilizando o bom senso, analisar e chegar a conclusão. Isso não tem conteúdo, isso não adiciona nada pra minha vida.

Tati, obrigado viu..

Já pensou se tivessemos pessoas dispostas a levar esse debate para o povo, nem a escola discute mais, são educados na base do passa matéria, prova e vão pra casa. Apenas isso, assim o mundo vai melhorar muito, não vai?


P.S: Enquanto isso, vamos aguentando as bundas e o fútil...hahahaha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário