segunda-feira, 17 de maio de 2010

Manipulação da Opinião

Fala gente, já tem alguns dias que apareço por aqui, não é. Realmente, meus dias estão sendo complicados e corridos, mas confesso que é assim que eu gosto. Bom, vamos ao que interessa..

Meu questionamento é, quantas vezes você já se sentiu sendo manipulado? Exitem várias formas de manipulação, mas digo aquela que realmente faz acreditar que aquilo, é ou não ruim, que deve ou não ser feito, sem mesmo perguntar a sua opinião sobre, simplesmente plantam aquilo dentro da sua mente, e fazem com que você se esqueça dos teus próprios princípios e acredite em algo que pra ti nunca fez sentido. Pra isso, se faz necessário utilizar exemplos. Vamos usar um exemplo simples, um determinado produto. Pense, qual o valor de um produto que você nunca usou e nem ouviu falar nas mãos de alguém que você conhece da TV? Se nunca reparou, tente observar, sempre nos levam acreditar que aquela determinada pessoa escolhida por ser "influente", "utiliza" o tal produto e por ser assim, o produto mesmo não sendo lá aquela coisa, ganha prestígio de quem o "utiliza". Ou seja, mesmo que o produto não tenha qualidade nenhuma, por ser "utilizado" por um "influente", somos forçados a acreditar que aquilo é bom, ótimo e temos que comprar porque o fulano usa. Lógico que surge aquele pensamento: Mais eu não sou manipulado dessa maneira, tá, você pode até achar que não, mais acontece... Atualmente, o que vejo são valores invertidos, princípios deixados de lado, não acreditamos mais naquilo que realmente somos e vivemos nos baseando na vida dos outros. Hoje, vivemos num mundo modista, tudo que está em evidência no momento, todos "devem" seguir. Modinha barata de gente sem moral própria e personalidade. O fulano faz um penteado, você também tem que fazer, o outro diz que não gostou de algo ou de um lugar, você o acompanha sem mesmo saber os motivos pelos quais ele deixou de gostar ou frequentar um determinado ambiente. Existem muitas pessoas que deixaram de lado sua maneira e estilo de viver, pra tentar parecer ou simplesmente dentro do vazio da sua própria existência, se esquecem do quem eu realmente sou, para ser aquilo que os outros querem que você seja. Assim tornado você mais um dentro do grupo dos manipulados, daqueles que ouvem: Isso é bom e você vai comprar ou fazer, e você vai seguir as ordens, porque já é alienado e segue as regras de quem envenenou sua mente, e te fez acreditar que você não é capaz de ser você mesmo, e depende da opinião dos outros pra ser ou fazer alguma coisa. Temos hoje, várias ferramentas de comunicação nessa nova era digital, informação rápida e fácil, mas devemos antes de tudo, fazer uma analise e ter discernimento, senso critico para realmente selecionar o que de fato é interessante e importante consumir. Se você não é capaz de acreditar nos teus próprios princípios, defender aquilo que você acredita, simplesmente você não representa nada sobre você mesmo.

Pense nisso.

Bom, é isso.

Um comentário:

  1. Acho complicado falar sobre manipulação midiática. Há uma forte influencia sim mas as interpretações e o que nos é apreendido do que é veiculado na mídia parte pelo pressuposto de que cada um usa suas próprias experiências culturais para interpretar e apreender cada informação. Claro que não podemos esquecer de teorias como agenda setting e espiral do silêncio. Mas a pergunta que faço aqui é: se eu compro o jornal, se eu ligo a tv num certo canal, se eu ouço uma determinada estação eu estou me colocando em predisposição de manipulação? Falar que a mídia manipula é nos colocar como meros receptores incapazes de um posicionamento crítico frente ao que nos é informado. Seguir ou não a moda é resultado de inúmeros fatores: meio cultural, idade, experiências, tribos... enfim... culpar a mídia e afirmar que quem segue moda é um ser aculturado é simplificar demais os meandros e processos culturais que envolvem a opinião pública e a própria postura dso indivíduo dentro dos vários grupos sociais nos quais está inserido.

    Beijos nego lindo!
    Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
    ps: o de sempre.

    ResponderExcluir