segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atenção Brasil

Sempre tive vontade de fazer algumas observações sobre o Brasil, mas sinto que ainda não tenho propriedade para tal.
Mas pra falar sobre o lugar onde vivo, onde circulo e minhas experiências, é claro que posso.
Estamos acostumados a ver um Brasil rico nas suas belezas naturais, diverso, bonito, simpático e acolhedor (Isso é um claro sinal que eu vejo televisão ainda). Bom, pelo menos nas propagandas a gente vê isso. Estamos bem próximos da copa do mundo. Ai você pode pensar: João, ainda temos quatro anos até lá, está longe, mas para os problemas do Brasil estamos há dias do evento esportivo mais importante do planeta. Um dos problemas do Brasil, o numero um na minha humilde opinião. Atendimento. Se tem algo em que o Brasil é péssimo, é o atendimento. Se o Brasil é um País acolhedor, deve ser para quem vem de fora mesmo, porque pra quem mora aqui, o caso é sério. Quem nunca passou raiva com atendimento nos mais variados seguimentos levante a mão, por favor. Temos muita gente pra fazer o serviço, mas o grande problema é que essa gente é mal preparada. Eu fico maluco com atendimento padrão, você já deve ter sido atendido por alguém com frases prontas e respostas automáticas, sem relacionamento com o cliente. Da pra contar nos dedos os lugares onde você realmente sente prazer em sentar pra comer ou beber alguma coisa, e com a falta de opção, você vai e engole o sapo. Ambiente onde você se sente vigiado, não que eu esteja dizendo que sou negro e bla, bla, bla. Não tenho problema com isso até porque pergunto numa boa, algum problema em ficar aqui? O que realmente me faz crer que o atendimento é péssimo é a expressão da pessoa, você sente que não existe satisfação em estar ali, o comportamento, o tom da voz e o desprezo. Quantas e quantas vezes você não se sentiu desprezado num ambiente, esperando aquela cerveja há horas. É a famosa festa onde o organizador recebe 800 pessoas e chamar uns 10 garçons. Fica evidente o fiasco. Não quero generalizar, pois temos aqui excelência no atendimento, mas não é geral, apenas em alguns pontos e seguimentos. A hotelaria é boa, ainda está longe de ser ótima, pode ser muito, mais muito melhor. Agora, você poderia perguntar, e o que você entende de atendimento? Simples, levo comigo uma palavra que ajuda e muito. Satisfação, quem passa por mim tem que ter satisfação, quem fala comigo tem que sentir o diferencial, e é isso que falta aqui na região onde moro. Estou localizado próximo à cidade de São José do Rio Preto, lugar onde frequento muito. Uma cidade com mais de meio milhão de habitantes acredito, ainda peca quando o assunto é atendimento. Eu quando estou em algum ambiente eu observo cada detalhe (talvez seja um defeito ou qualidade, depende de quem vê.) forma de atendimento, maneira de tratamento, tempo para atendimento e etc. E como os filmes retratam nossa realidade é bem interessante. Imagine a cena de um filme onde você entra em alguma loja e vê a atendente toda sorridente atendendo a Senhora com sua bolsa “Louis vuitton”, quando derrepente, ela nota que você chegou e faz aquela cara de: Lá vem aquela que só olha, olha e no fim leva uma blusinha. Entendeu a questão? Não estou sendo preconceituoso e nem discutindo questões raciais, a questão é bem clara. No Brasil o argumento está no BOLSO. No meu mundo o atendimento dado a uma pessoa que faz uma compra de 1000 reais é o mesmo pra quem compra um refrigerante de latinha. Essa desigualdade é notável nos olhos dessas pessoas mal preparadas. É como ir em alguma loja e logo você tem duas situações: 1. A atendente chega e diz: Olá senhor (a) bem vindo à loja tal fique a vontade qualquer dúvida é só chamar. 2. Oi, já foi atendido, quer alguma coisa? Na primeira você sente liberdade para conferir, desfilar, observar, escolher. Já na segunda, a impressão é que se você não for comprar, não encha o saco. Tirando esses detalhes básicos, existe a educação que precisa ser melhorada, oferecer comodidade, respeito que todos merecem e principalmente satisfação, para que o cliente seja lá onde for saia de lá com aquele sentimento; Eu vou voltar com os amigos e trazer a família também. A impressão que tenho é que atendentes e clientes muitas vezes falam línguas diferentes, um paga e se acha dono do mundo, enquanto o outro recebe, mas não leva desaforo pra casa. Além de milhares de pessoas mal informadas que existem por ai, trabalham e ainda assim não sabem dar uma informação correta. Tá vendo o quanto é difícil! Mais a gente chega lá, eu confio e acredito.

p.s. Logo trago a parte 2 do assunto, esse é o ínicio.


p.s. 2 Dia histórico, temos a primeira Presidente mulher do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário